As causas da Bulimia e da Anorexia Nervosa

A bulimia e a anorexia nervosa são doenças que afetam milhares de jovens no mundo inteiro. Porém as causas desta doença ainda são um mistério para os médicos.

Leia sobre:         anorexia nervosa        bulimia nervosa

A ditadura de moda e os padrões de beleza, são apenas um dos itens apontados como causas das "doenças do século". Os fatores fisiológicos, psicológicos e socioculturais interagem nas causas complexas dessas doenças. Por isso a necessidade de um tratamento com uma equipe multidisciplinar: psiquiatra, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, pediatra ou clínico geral e enfermeiro.anorexia-e-bulimia

Os cientistas que estudam o problema até hoje, chegaram a uma conclusão: "Não existe causa única suficiente para explicar os casos de pessoas que se tornaram anoréxicas e bulímicas". Ou seja, cada caso é um caso.

Existem também indícios de influência hereditária. Experientes no assunto alegam que quanto mais próximo o parentesco com uma pessoa anoréxica/bulímica, maior será o risco de um transtorno alimentar. Uma pesquisa feita com gêmeos mostrou que no caso dos dizigóticos(não idênticos),ambos raramente tinham transtornos alimentares. Os monozigóticos (idênticos), ao contrário, apresentaram o mesmo diagnóstico em 30 e 60% dos casos.

Problemas familiares também podem contribuir com as doenças. Segundo estudiosos, as famílias de pessoas doentes apresentam características comuns. No caso das pessoas anoréxicas, pode notar-se: perfeccionismo, superproteção, aglutinação, repressão das emoções e preocupação com o peso e com regimes. Já nas famílias de pessoas bulímicas, pode haver: desarmonia, dificuldade para lidar com limites, preocupação com peso e dietas, instabilidade emocional, impulsividade, alcoolismo e depressão. Mas apesar disso, seria incorreto dizer que a pessoa apresenta anorexia/bulimia porque seus pais não souberam educá-la. Existe uma gama de fatores responsáveis pela doença. Portanto, a família pode não ter culpa de nada.

O tratamento da anorexia e bulimia

Deve ser a principio ambulatorial, ou seja, o paciente vai ao hospital para as consultas e volta para casa. A internação será indicada somente em casos de condições de risco.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;