Bico de Papagaio

O que é o bico de papagaio?

Bico de papagaio é nome popular dado a uma condição chamada osteofitose, que é uma formação óssea nas articulações. Essa formação ocorre como uma resposta do organismo contra o excesso de peso nestas articulações. Este excesso de peso pode ser causado por obesidade ou por uma postura incorreta, que ao longo dos anos sobrecarrega a coluna ou outras articulações.bicos-de-papagio

Infelizmente, essa formação óssea, que nos raios X aparecem como um bico (por isso o nome) é uma resposta do corpo que acaba não tendo utilidade nenhuma. Os bicos de papagaio não são um problema para a saúde por si só. Porém eles causam muitas dores e desconforto, e normalmente indicam que algum tipo de artrite já está ocorrendo nas articulações.

O bico de papagaio costuma aparecer em pacientes com mais de 50 anos de idade. O desgaste nas articulações do corpo acontece durante toda uma vida. e a partir desta idade as cartilagens começam a chegar em um “limite de uso”, quando a pessoa passou décadas forçando as articulações com excesso de peso e postura incorreta.

Causas do bico de papagaio

As causas são má postura, excesso de peso corporal, e herança genética também. A última você não tem controle, porém as outras são situações que podem ser controladas para que haja uma prevenção do bico de papagaio e da artrite.

O melhor tratamento é a prevenção

Se você ainda não desenvolveu nenhum bico de papagaio, saiba que é melhor prevenir do que remediar. Manter um peso saudável (sem obesidade), praticar exercícios físicos e manter uma postura correta ao caminhar e quando sentado, são todas medidas que previnem o desenvolvimento de bicos de papagaio. Os bicos só aparecem depois de uma vida toda forçando a coluna. Então, as pessoas que souberem prevenir desde jovens, terão menos chance de desenvolver este tipo de doença.

Tratamento do bico de papagaio

Se a osteofitose já se desenvolveu, existem algumas medidas que podem ser tomadas para tratar o bico de papagaio. A cartilagem perdida (artrite) não pode ser recuperada. Porém, pode ser feito um tratamento para reeducação da postura. Deste modo, o paciente sentirá menos dores, pois forçará menos a coluna.

Reeducação postural global

Um tratamento que está ajudando muitos pacientes que sofrem de artrite e bico de papagaio é a reeducação postural global, conhecido como RPG. O RPG corrige os desvios da postura, reeducando a pessoa o corpo do paciente a movimentos e posturas mais harmoniosas e corretas.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;