Pediatria – Médico pediatra

Pediatria é o ramo da medicina que estuda a criança e os seus problemas, desde a fecundação até a adolescência. O médico pediatra trabalha de duas maneiras: a Pediatria Preventiva, ou Puericultura, que cuida da manutenção e da prevenção das condições de normalidade, e a Pediatria Curativa, ou Clínica Pediátrica, que cuida da restauração das condições de normalidade que tenham sido alteradas por qualquer motivo.

A pediatria é um campo peculiar da medicina, já que diferentemente das especialidades que cuidam de apenas um órgão ou sistema, ela abrange todas estas especialidades, numa determinada época da vida.

A assistência à criança precede a fecundação, através do aconselhamento genético, continua durante o atendimento pré-natal à gestante, e também na assistência adequada ao parto. Estes 3 tipos de assistência são muito importantes para o desenvolvimento pós-natal da criança, e muitas vezes não são realizados pelo pediatra.medico-pediatra

Nascida a criança, ela deverá ser acompanhada pelo pediatra em consultas rotineiras de Puericultura, e eventualmente pelas sub-especialidades, como endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, pneumologia, cardiologia, reumatologia, nefrologia, oncologia, neurologia, oftalmologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, dermatologia, entre outras.

eSobre saúde como prevenir o câncer   ataque cardíaco   tendinite

É muito importante salientar a importância do aleitamento materno, que deve ser sempre incentivado e realizado até o sexto mês de vida do bebê.Neste período o bebê é mais susceptível à doenças que podem ser evitadas com o aleitamento materno , pois através do mesmo a criança recebe da mãe anticorpos e nutrientes fundamentais  para o seu desenvolvimento. O pediatra tem papel primordial no incentivo ao aleitamento materno.

Tão importante quanto o aleitamento materno, e também parte da Puericultura, é o Calendário de Imunizações, ou seja, as vacinas que as crianças devem receber para evitar o desenvolvimento de várias doenças potencialmente fatais ou incapacitantes, como a paralisia infantil, o sarampo, o tétano, a hepatite, a difteria, a coqueluche, entre outras.

eSobre saúde dores na coluna   tratamentos para acne   o que é cancer

O atendimento pediátrico em nosso país é de alta qualidade, mas infelizmente por problemas sociais e econômicos, nem todas as crianças têm acesso a ele. E é muito importante ressaltar que a Pediatria preventiva é muito mais “barata” para o governo do que a Pediatria Curativa. Também aqui, é melhor prevenir do que remediar.

Cabe à toda sociedade, em todos os níveis sociais, garantir o acesso das crianças ao atendimento pleno, para que as mesmas tenham uma saúde física e mental adequada e possam atingir a idade adulta de uma maneira saudável e produtiva. Fica clara a enorme importância do Pediatra neste processo.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;