O que é Câncer?

Muitas vezes nos perguntamos o que é câncer. Câncer é uma doença das células. É uma proliferação anárquica, iniciada com a mutação (mudança) de uma única célula ou de um grupo de células. Mais de 75% de todos os cânceres estão associados ao estilo de vida, isto é, ao tabagismo, à dieta e à falta de exercício.cancer-celula

O câncer não é uma doença, e sim uma centena ou mais de doenças.Elas apresentam uma coisa em comum: as mutações genéticas. A maioria das mutações genéticas se deve a Fatores ligados à dieta e ao estilo de vida.

O câncer não resulta da exposição a um único agente causador de câncer. Nós estamos expostos a agentes carcinogênicos (causadores de câncer) todo o tempo. Cada uma das nossas células é alvejada cerca de dez mil vezes todos os dias por algum agente potencialmente mutante ou causador de câncer. A origem do câncer está relacionada com uma longa exposição a agentes carcinogênicos, ao lado da redução (ligada à dieta e ao estilo de vida) das nossas defesas contra o câncer.

Câncer é um processo

O câncer não acontece simplesmente. Ele é um processo de longo prazo, às vezes com a duração de algumas décadas. O câncer não é uma doença genética, embora possa originar-se numa mutação genética. A grande maioria dos cânceres não é herdada. É cada vez mais claro que a grande parte do nosso câncer está nosso estilo de vida, em nossas escolhas. Com poucas exceções, os cânceres relacionados aos genes também são relacionados à dieta, à nutrição e ao estilo de vida, podendo, portanto, ser prevenidos.

Não é verdade que o processo de desenvolvimento do câncer não possa ser interrompido, uma vez tendo iniciado. Há muitas maneiras de você prevenir o câncer antes de ele iniciar, ou de interromper ele no seu caminho. Isso não significa que você pode se curar simplesmente comendo direito, embora você possa auxiliar seu tratamento e apressar sua recuperação mudando a sua dieta e o seu estilo de vida. Significa que, comendo corretamente a longo prazo e evitando bobagens como tabagismo e alcoolismo, você poderá manter seus mecanismos de defesa funcionando para eliminar o câncer antes que ele ocorra.

Todos os cânceres iniciam quando o material genético (DNA) de uma célula é lesado por agentes causadores de câncer, isto é, carcinogênicos. A célula mutante inicia a multiplicação e se transforma no tumor primário. Ao crescer, o tumor cria novos vasos sanguíneos essenciais para sua nutrição. O processo pelo qual o câncer se espalha a outros órgãos é chamado de metástases. As células se desprendem do tumor original e vão a diferentes locais do organismo através da corrente sanguínea ou linfática.

Câncer representa 100 doenças separadas que comprometem os tecidos em todo o corpo. A maioria dos cânceres é prevenível, e o tratamento melhorou muito durante os últimos anos, de forma que a maioria deles é curável em seus estágios iniciais.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;