Tendinite

Quem tem tendinite sabe o que é sofrer com esse mal que é bem localizado, mas sabe incomodar.

O que é tendinite?

Na verdade a tendinite faz parte de um conjunto de doenças ocupacionais causadas por esforços repetitivos, que nada mais são que distúrbios ósteo-musculares inflamatórios, sendo que muitas vezes estão relacionados diretamente com o trabalho da pessoa. Estas doenças ocupacionais são chamadas de L.E.R. (lesão por esforço repetitivo). Os 2 tipos principais de LER são as tendíneas e as nervosas.tendinite

As causas da tendinite são variadas, mas os esforços repetitivos em grande quantidade são os mais comuns. Ocorre principalmente em bancários, digitadores, telefonistas, trabalhadores de linha-de-produção industrial, esportistas, entre outros.

O diagnóstico é realizado através de exame detalhado com o médico ortopedista, que pode precisar de alguns exames para maiores detalhes Alguns exemplos de exames são o ultra-som, ressonância magnética, eletroneuromiografia, entre outros.

Tratamento para Tendinite

O tratamento é composto por uma série de medidas, que podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto, durante o período da doença. As medidas ergonômicas, sempre devem estar associadas ao tratamento, para garantir o melhor resultado possível. Algumas medidas ergonômicas: adaptação de teclados especiais, tamanhos personalizados de mouse ou ferramentas, criação de intervalos durante o trabalho, alternância de braços e pernas, entre outros.

O tratamento cirúrgico é indicado em alguns casos, como : síndromes compressivas de nervos periféricos, dedos em gatilho, epicondilites (comumente chamado de cotovelo de tenista), síndrome do desfiladeiro torácico, entre outras.

O importante no casos de LER é que é uma doença crônica (evolução lenta e gradual), por isso, não existem soluções rápidas. Para que o tratamento realmente tenha sucesso é fundamental um grande empenho do paciente e da equipe médica, além da compreensão por parte da empresa e do empregador.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;